Uma pesquisa recente indica que a proibição do uso de celulares em salas de aula tem surtido efeito positivo no foco dos estudantes. O levantamento aponta que 83% dos alunos brasileiros relatam maior atenção nas aulas após a implementação da restrição.
A percepção de melhora é mais expressiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com 88% dos estudantes notando um aumento na concentração. No Ensino Médio, 70% dos alunos também identificaram mudanças positivas com a ausência dos aparelhos.
O estudo também revela que 77% dos gestores e 65% dos professores observaram uma diminuição nos casos de bullying virtual nas escolas. No entanto, entre os alunos, apenas 41% confirmaram essa redução, sugerindo que parte dos conflitos pode não estar sendo adequadamente reportada ou percebida pelos adultos.
A pesquisa também apontou um aumento no tédio durante os intervalos, com 44% dos alunos relatando essa sensação. Esse número sobe para 47% entre os estudantes do Ensino Fundamental I e para 46% no período matutino. Adicionalmente, 49% dos professores notaram um aumento na ansiedade entre os alunos devido à restrição do uso de celulares.
Em relação ao comportamento dos estudantes, o Nordeste se destaca com 87% de percepção de avanços. Já as regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentam os menores índices de melhora no ambiente escolar, com 82%, indicando que a eficácia das medidas pode variar regionalmente.
A pesquisa enfatiza que, embora a proibição tenha trazido benefícios, desafios como o tédio, a ansiedade e o bullying ainda persistem e necessitam de atenção.
O estudo ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores em escolas públicas e privadas de todo o país, no período de maio a julho de 2025. A lei que proíbe o uso de celular dentro das escolas foi sancionada em janeiro de 2025.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


