A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta quinta-feira (2) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos. A ação, que contou com o apoio do Ministério Público Federal, foi realizada nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
As equipes da PF cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Além disso, foram aplicadas diversas medidas cautelares, incluindo o afastamento de servidores públicos de seus cargos e o sequestro de bens dos investigados.
O foco principal da operação são as fraudes identificadas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. No entanto, as investigações revelaram irregularidades também em concursos das polícias civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Os suspeitos foram excluídos dos processos seletivos e afastados das funções públicas que, porventura, ocupassem. Eles poderão ser responsabilizados pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.
As investigações continuam em andamento, e a Polícia Federal não descarta a possibilidade de novas prisões e medidas nos próximos dias. A PF está empenhada em identificar todos os envolvidos no esquema e responsabilizá-los pelos crimes cometidos.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


