O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de lançar a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, um guia essencial para os candidatos que buscam o sucesso na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. O documento detalha os critérios de avaliação e apresenta exemplos comentados de redações que alcançaram notas elevadas no Enem 2024, servindo de inspiração e referência para os participantes da edição de 2025.
A prova de redação, aplicada no primeiro dia do Enem, em 9 de novembro, exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, a partir de uma situação-problema de ordem social, científica, cultural ou política. A cartilha ressalta que o candidato deve defender um ponto de vista embasado em argumentos consistentes e apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Propostas que incitem violência ou apresentem referências racistas, por exemplo, serão automaticamente zeradas.
Os participantes serão avaliados em cinco competências cruciais: domínio da norma culta da língua portuguesa, aplicação de conhecimentos de diversas áreas, organização das informações e argumentos, uso de mecanismos linguísticos para a argumentação e elaboração de uma proposta de intervenção. Somente as redações transcritas para a folha oficial serão corrigidas.
Cada redação passará pela avaliação independente de dois corretores, graduados em letras ou linguística. Cada um atribuirá notas de 0 a 200 pontos em cada competência, totalizando até 1 mil pontos. A nota final do candidato será a média aritmética das notas atribuídas pelos dois avaliadores. A vista da prova de redação para fins pedagógicos estará disponível em data a ser divulgada em 2026, após a divulgação dos resultados em janeiro do mesmo ano.
Entre os critérios que levam à nota zero na redação estão a fuga do tema, a ausência de texto, o texto insuficiente , o uso predominante ou integral de língua estrangeira, a identificação do autor na folha de redação, a desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e o desrespeito ao exame, com palavrões ou desenhos.
Para auxiliar os estudantes, a cartilha apresenta redações de diferentes regiões do país que se destacaram no Enem 2024, comentando seus pontos fortes, como o uso de repertórios socioculturais pertinentes, a coerência argumentativa e a apresentação de propostas de solução para os problemas abordados.
O Enem 2025 atraiu um total de 4.811.338 inscritos, um aumento de 11,22% em relação ao ano anterior. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


