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Projeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco

Iniciativa do Piauí para Implementar IA em Escolas Estaduais Premiada pela Unesco O projeto Piauí Inteligência Artificial, idealizado pelo governo do estado do Piauí com o objetivo de introduzir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais, foi selecionado para receber o Prêmio Unesco-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Iniciativa do Piauí para Implementar IA em Escolas Estaduais Premiada pela Unesco

O projeto Piauí Inteligência Artificial, idealizado pelo governo do estado do Piauí com o objetivo de introduzir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais, foi selecionado para receber o Prêmio Unesco-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, na edição de 2025.

Resultado de uma colaboração entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Piauí, o programa, indicado pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, apresenta uma análise crítica da aplicação da Inteligência Artificial, com foco no apoio à equidade e à inclusão.

A iniciativa concorreu com 86 propostas internacionais, provenientes de mais de 50 estados-membros e organizações não governamentais.

De acordo com a Unesco, o Piauí Inteligência Artificial tem como objetivo incentivar a integração responsável da IA, tornando-a uma disciplina obrigatória do 9º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio. O programa de aprendizagem, com duração de três anos, integra a ética da IA em todos os seus módulos e combina atividades digitais e presenciais, buscando acessibilidade em ambientes com recursos limitados.

O projeto beneficia anualmente mais de 90 mil alunos em 540 escolas públicas. Além disso, já capacitou mais de 680 professores.

A seleção do projeto como um dos quatro laureados do prêmio foi recebida com entusiasmo por autoridades brasileiras. O júri internacional destacou o Piauí Inteligência Artificial como um modelo abrangente e inclusivo, capaz de capacitar educadores e agentes sociais para promover o uso ético e responsável da inteligência artificial na educação.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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