PUBLICIDADE

Rio vai fiscalizar manobras perigosas de motoristas de aplicativo

Rio aperta o cerco contra manobras arriscadas de motoristas de aplicativos de entrega. A Prefeitura implementará um programa de monitoramento e fiscalização direcionado a mototaxistas e entregadores que atuam por meio de plataformas digitais. A medida foi oficializada com a publicação de um decreto no Diário Oficial do município. O programa exigirá que os condutores […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Rio aperta o cerco contra manobras arriscadas de motoristas de aplicativos de entrega. A Prefeitura implementará um programa de monitoramento e fiscalização direcionado a mototaxistas e entregadores que atuam por meio de plataformas digitais. A medida foi oficializada com a publicação de um decreto no Diário Oficial do município.

O programa exigirá que os condutores apresentem certidão negativa de antecedentes criminais e mantenham seus veículos devidamente licenciados. O monitoramento se concentrará em comportamentos de risco como excesso de velocidade (acima de 10% do limite permitido), manobras perigosas, mudanças bruscas de faixa, circulação na contramão e trânsito em áreas destinadas a pedestres e ciclistas.

Será criado um histórico de cada condutor, com uma pontuação de direção segura nos últimos 30 dias, avaliação diária e permanente, e a exigência de que pelo menos 60% das corridas sejam realizadas sem comportamentos de risco.

As penalidades previstas incluem a obrigatoriedade de participação em cursos de conscientização sobre segurança no trânsito, suspensão temporária do acesso à plataforma (por 5, 10 ou 30 dias) e, em casos de reincidência, o descadastramento do profissional.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) ficará responsável pela fiscalização e elaborará relatórios mensais que avaliarão o número de motociclistas notificados, premiados ou punidos, a porcentagem de corridas consideradas seguras (acima de 60%) e a quantidade de cursos, suspensões e descadastramentos aplicados. Antes da implementação efetiva das novas regras, os condutores serão comunicados com antecedência de, no mínimo, 45 dias.

Até o momento, a empresa 99 é a única plataforma que aderiu formalmente ao decreto da Prefeitura.

Além da fiscalização, foi inaugurada a primeira base de apoio para entregadores de aplicativo. Localizada embaixo do viaduto Pedro Álvares Cabral, em Botafogo, a base oferece banheiro, micro-ondas, bebedouro, sala de descanso com ar-condicionado e tomadas para recarregar celulares. Esta é a primeira de doze bases planejadas para motociclistas e ciclistas que atuam no setor de entregas. A 99, parceira na iniciativa, instalará mais dois pontos de apoio no Maracanã e na Barra da Tijuca. A Prefeitura disponibilizará outros locais para a instalação de bases, incluindo Botafogo, Bangu, Sampaio, Madureira, Recreio dos Bandeirantes, São Cristóvão, Campo Grande, Laranjeiras e Engenho de Dentro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE