Estudo inédito aponta que a relação entre professores e alunos tem um impacto significativo no desenvolvimento de um propósito de vida para os estudantes. A pesquisa, realizada pelo Instituto Ânima em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP), analisou 500 mil respostas de profissionais da educação e alunos de escolas públicas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo.
Os dados revelam que estudantes que se sentem à vontade para conversar com seus professores demonstram melhores indicadores de propósito de vida. A pesquisa, conduzida em três etapas entre 2023 e 2024, destaca a importância da confiança no relacionamento professor-aluno.
Além da influência dos educadores, o estudo também ressalta o papel da família na construção do propósito de vida dos jovens. Estudantes que contam com o apoio familiar para compartilhar seus sentimentos e emoções apresentam uma média de propósito de vida 20% maior em comparação com aqueles que não possuem esse suporte.
Intitulado “Avaliação Diagnóstica: Pesquisa com Professores e Estudantes sobre Projeto de Vida, Saúde Mental, Clima Escolar e Competências Socioemocionais”, o levantamento indica que jovens que podem contar com seus professores para falar sobre seus sentimentos têm uma média de propósito de vida 16% maior.
A pesquisa também analisou a relação entre saúde mental e propósito de vida. Estudantes com o mesmo nível de saúde mental apresentam uma diferença de até 30% no propósito de vida, dependendo se contam ou não com o apoio do professor. Fatores de risco à saúde mental, como pressão nos estudos, bullying, padrões de beleza, dificuldades financeiras, solidão e influência das redes sociais, foram identificados como desafios para o desenvolvimento dos propósitos de vida.
Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do propósito de vida, destacam-se as competências socioemocionais (54,9%), a qualidade da relação com o docente (14,7%), a saúde mental (14,5%), o apoio da família (11%) e as características individuais (4,7%).
A pesquisa também avaliou os educadores, focando em sua atuação e propósito no trabalho. A saúde mental e a autoeficácia foram identificados como os elementos que mais influenciam o propósito e engajamento dos professores.
O projeto Papo de Cabeça, parceria entre o Instituto Ânima e a Fundação Z Zurich, busca promover o desenvolvimento de competências socioemocionais e apoiar o projeto de vida dos alunos, oferecendo cursos de pós-graduação e extensão sobre educação socioemocional para profissionais da educação. O Instituto Ânima distribui gratuitamente o jogo Conexões que Cuidam, buscando estimular o autoconhecimento e a autorregulação dos estudantes.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


