A China revogou a proibição de importação de aves provenientes do Brasil, conforme anúncio da Administração Geral de Alfândegas chinesa nesta sexta-feira (07). A medida, que entra em vigor imediatamente, é justificada pelos resultados de uma análise de risco realizada pelas autoridades chinesas.
A suspensão da compra de frango brasileiro pela China, o maior importador da carne do país, havia sido imposta em 16 de maio. A decisão foi tomada após a detecção de um único caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Em 2024, o Brasil exportou aproximadamente US$ 10 bilhões em carne de frango, representando cerca de 35% do comércio global. As exportações brasileiras totalizaram mais de 560 mil toneladas e foram destinadas a 151 países. A proibição imposta pela China teve impacto significativo, tanto para os produtores brasileiros quanto para os principais importadores.
No final de setembro, uma comitiva do governo chinês realizou uma auditoria no Brasil para verificar se o país estava livre da gripe aviária.
Até o momento, as autoridades chinesas não especificaram quais produtos estarão incluídos na retomada das importações.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


