PUBLICIDADE

Enem 2025: Mais de 4,8 Milhões de Candidatos Enfrentam o Primeiro Dia de Provas

Mais de 4,8 milhões de candidatos realizaram neste domingo o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O exame foi aplicado em 1.804 municípios e continuará no próximo domingo. O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva possui 45 questões de […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Mais de 4,8 milhões de candidatos realizaram neste domingo o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O exame foi aplicado em 1.804 municípios e continuará no próximo domingo.

O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva possui 45 questões de múltipla escolha.

Os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, além de elaborar uma redação. As provas abordaram conteúdos de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Na redação, os participantes precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir de uma situação-problema proposta. A prova de redação vale de 0 a 1000 pontos.

Os portões foram abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília), com as provas tendo início às 13h30 e término às 19h. Candidatos puderam levar o caderno de provas para casa somente após as 18h30. A organização do exame não tolerou atrasos.

Para realizar as provas, foi obrigatória a apresentação de documento original oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A apresentação do cartão de confirmação foi recomendada.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. A partir da nota obtida, os estudantes podem se inscrever para vagas em universidades públicas ou bolsas de estudo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE