Candidatos que solicitaram a reaplicação da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) já podem consultar o resultado da análise feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A consulta está disponível no do Sistema PND do Inep.
A reaplicação do exame está agendada para o dia 30 de novembro. A solicitação foi destinada àqueles que não puderam realizar a prova na data original devido a problemas logísticos.
Participantes de nove locais onde a aplicação regular da prova foi cancelada pelo Inep estão automaticamente inscritos para a reaplicação. A decisão de invalidar a aplicação original, ocorrida em 26 de outubro, foi motivada por irregularidades que comprometeriam a lisura do exame, incluindo superlotação de salas e condições inadequadas. Os locais de provas com reaplicação obrigatória são: IEMA Pleno Rio Anil (São Luís-MA), Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França (Vespasiano-MG), ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo (Santa Rita-PB), Unaerp Guarujá (Guarujá-SP), EE Pastor João Nunes (Guarulhos-SP), EE Dr.Celso Gama (Santo André-SP), EE Brigadeiro Gavião Peixoto, Emef Antonia e Artur Begbil, e EE Deputado Geraldino dos Santos (todos em São Paulo-SP).
O novo Cartão de Confirmação de Inscrição, com informações sobre o local, data e hora da reaplicação, será disponibilizado no Sistema PND para os participantes com pedido aprovado.
Também foi divulgada a versão final dos gabaritos da aplicação regular da PND 2025, após análise de recursos. Os gabaritos da reaplicação serão divulgados no do Inep a partir de 1º de dezembro. Para os candidatos aprovados na reaplicação, valerá somente o resultado da nova prova, e o resultado da aplicação regular será invalidado.
A Prova Nacional Docente, também conhecida como Enem dos Professores ou CNU dos Professores, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação de futuros professores, auxiliando estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino. O objetivo do MEC é estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos. A prova será aplicada anualmente e integra o programa Mais Professores para o Brasil.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


