PUBLICIDADE

Governo Federal Anuncia Criação de Milhares de Novos Cargos na Educação

O governo federal planeja expandir significativamente o quadro de funcionários da área de educação, com a criação de 8,6 mil novos cargos. O presidente da República assinou dois projetos de lei que foram encaminhados ao Congresso Nacional para aprovação. O primeiro projeto de lei propõe uma alteração na lei orçamentária vigente, visando autorizar a criação […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O governo federal planeja expandir significativamente o quadro de funcionários da área de educação, com a criação de 8,6 mil novos cargos. O presidente da República assinou dois projetos de lei que foram encaminhados ao Congresso Nacional para aprovação.

O primeiro projeto de lei propõe uma alteração na lei orçamentária vigente, visando autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas para professores do ensino superior e técnicos administrativos em educação. Com essa mudança, o número total de cargos nessa área passaria de 21.204 para 29.804.

O segundo projeto de lei estabelece um plano especial de cargos dentro do Ministério da Educação (MEC). Este plano incluirá cargos de diferentes níveis de escolaridade, abrangendo níveis superior, intermediário e auxiliar.

Durante uma cerimônia que homenageou 262 pessoas com a Ordem do Mérito Educativo, o presidente enfatizou a importância do investimento na educação como forma de garantir oportunidades e evitar que jovens entrem para o sistema prisional. Ele criticou a falta de investimento histórico na educação brasileira e comparou a situação do país com a de vizinhos como Chile e Argentina, onde proporcionalmente mais jovens têm acesso ao ensino superior.

O presidente também anunciou que ainda neste mês serão anunciadas as criações das universidades dos Esportes e a Indígena.

A Ordem do Mérito Educativo homenageou escritores, professores e autoridades públicas, incluindo nomes como Ailton Krenak, Ana Maria Gonçalves, Fernando Morais e Felipe Neto. O ministro da Educação destacou que a educação é o principal caminho para o desenvolvimento do país e ressaltou o compromisso do governo com o fortalecimento da educação pública.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE