Estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia participam neste domingo da edição 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova terá início às 13h30 e duração de quatro horas, encerrando às 17h30.
O Enade é uma avaliação anual do governo federal que busca medir a qualidade dos cursos de nível superior no Brasil, avaliando o desempenho dos alunos. O exame é obrigatório para estudantes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia habilitados para avaliação teórica ou prática.
Nesta edição, o exame abrange áreas como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais para os cursos de bacharelado. Já para os cursos superiores de tecnologia, as áreas avaliadas incluem design gráfico, tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Os locais de prova podem ser consultados online. Para acessar o local, é necessário utilizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados no Gov.br.
É imprescindível que os participantes apresentem um documento oficial de identificação com foto. A ausência não justificada no exame impede a colação de grau.
A prova é composta por questões de formação geral e de componente específico de cada área. A parte de formação geral contém 15 questões de múltipla escolha baseadas nos princípios dos direitos humanos. O componente específico possui 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva, onde serão avaliados a clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas do candidato.
A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas está prevista para o dia 5 de dezembro.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e contribui para o monitoramento da qualidade do ensino superior no país. Os resultados individuais do Enade 2025 estarão disponíveis em 18 de setembro de 2026.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


