O governo federal anunciou a intenção de antecipar metas para a universalização da telefonia móvel no país. Uma das prioridades é garantir que 100% das escolas públicas tenham acesso à internet até o final de 2026.
O anúncio foi feito por um ministro durante um programa produzido em Brasília. Segundo ele, a conexão de todas as escolas públicas é vista como crucial para o desenvolvimento educacional de jovens e crianças. “Com relação à banda larga nas escolas, 100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026, com tecnologia através de fibra ótica ou de soluções de satélite”, afirmou o ministro. Ele também se referiu ao compromisso com as escolas cadastradas no Ministério da Educação que recebem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Em relação à expansão da internet de quinta geração (5G), a cobertura já ultrapassou 64%, superando a previsão de 57% para 2027 estabelecida pela Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Atualmente, mais de duas mil cidades contam com a nova tecnologia. A estratégia é ampliar o alcance do 5G para mais municípios, além de concluir as implantações do 4G nas zonas rurais.
A definição das cidades que recebem o serviço considera o tamanho da população. A prioridade inicial foi para os grandes centros das capitais, seguida pelas periferias. Em 2025, o governo planeja conectar 1,5 mil localidades em distritos na zona rural com tecnologia para viabilizar a conectividade móvel.
Para janeiro, está previsto um novo leilão para a faixa dos 700 MHz. O objetivo é aumentar a capilaridade com novas empresas ampliando a cobertura. O leilão contemplará localidades acima de 600 habitantes, com a tecnologia 5G móvel.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


