Após receber um número recorde de 1.068 inscrições, o 16º Festival de Música da Nacional divulgou as 12 canções finalistas que disputarão os prêmios em diversas categorias. As músicas foram selecionadas após uma primeira fase de votação popular e a escolha de uma comissão julgadora.
A canção “Ribeirão”, de Edimar Silva e Vanessa Pinheiro, do Distrito Federal, foi a mais votada pelo público, alcançando 2.622 votos, de um total de 22.732 computados.
Além da categoria Música Mais Votada na Internet, onde a votação já está aberta, as canções concorrem aos prêmios de Melhor Música com Letra, Melhor Intérprete, Melhor Letra e Melhor Arranjo.
A lista completa das canções finalistas inclui artistas de diversos estados:
“Meu Lugar” – Ana Reis e Bruno Patrício (DF)
“Ouro Lata” – Duda Brack e Ney Matogrosso (RJ)
“Da Beira” – Gabriê (RO)
“Maresia” – Gildomar Marinho (CE)
“Odalisca” – Ilana Volcov e Cristovam Bastos (SP)
“Batanga” – Jhê e Paulo Sartori (RJ)
“Sentimento das Águas” – José de Ribamar Santos (MA)
“Samba Cadente” – Juliana Franco (PA)
“Revolta” – Natália Pery (SP)
“Solidão Celular” – Renato Matos e Experimental Dub (DF)
“Ribeirão” – Vanessa Pinheiro (DF)
“Minha Irmã e Eu” – Zé Motta, Carlos Chaves e Mônica Salmaso (RJ)
Os vencedores serão anunciados no dia 12 de dezembro, em uma transmissão ao vivo diretamente dos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Festival, que nasceu em 2009 com o objetivo de revelar novos talentos da Música Popular Brasileira, abriu suas inscrições para artistas de todo o país em 2024. As canções selecionadas passarão a integrar a programação da Nacional FM.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


