No mês mundial de conscientização sobre o Diabetes, a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) realiza a 28ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, oferecendo em um único dia exames que poderiam levar até 12 meses para serem feitos no SUS
O Brasil ocupa hoje a 6ª posição no ranking mundial do Diabetes, com 16,6 milhões de pessoas vivendo com a condição, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF). Apenas em 2024, a doença foi responsável por 111 mil mortes no país, número 20 vezes maior que os óbitos por dengue. Um terço dos adultos com alterações de glicose circula sem diagnóstico, o que agrava o risco de complicações como infarto, derrame, amputações, cegueira e insuficiência renal.
Para reforçar a importância da prevenção e marcar o Dia Mundial do Diabetes (14/11), a ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes promove no sábado, 1º de novembro, a 28ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, na Universidade São Judas Tadeu (Av. Consolação, 2320 – ao lado do Metrô Paulista), das 8h às 16h.
O evento é gratuito e tem capacidade para atender até 5.000 pessoas, oferecendo:
- Testes de glicemia;
 - Avaliação de olhos, pés e boca;
 - Exames de A1C (hemoglobina glicada), colesterol e pressão arterial;
 - Eletrocardiograma;
 - Avaliação nutricional, vascular e fisioterápica;
 - Orientações médicas e encaminhamentos.
 
“Nosso lema é ‘1 ano em 1 dia’. Esses exames e consultas, que poderiam levar até 12 meses para serem feitos, estarão disponíveis de forma gratuita em um único dia. É uma prestação de serviço fundamental para a população, capaz de salvar vidas por meio do diagnóstico precoce e da orientação correta”, afirma o endocrinologista Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, presidente da ANAD.
Ao longo das edições, a Campanha já atendeu mais de 240 mil pessoas, consolidando-se como a maior ação gratuita de prevenção, diagnóstico e educação em Diabetes da América Latina.
Serviço:
Local: Universidade São Judas Tadeu – Av. Consolação, 2320 (ao lado do Metrô Paulista)
Data: 1º de novembro de 2025
Horário: 8h às 16h
Público: pessoas com Diabetes, familiares e grupos de risco (idosos, obesos e hipertensos)
Entrada gratuita
				

								
