A Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a proliferação de anúncios fraudulentos relacionados à venda de medicamentos agonistas GLP-1, conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, incluindo o Mounjaro (tirzepatida). Os anúncios enganosos têm sido veiculados em redes sociais e outras plataformas online.
A que os anúncios falsos atraem pacientes com ofertas de medicamentos a preços abaixo do mercado ou até mesmo de forma gratuita, alegando serem distribuídos pelo governo federal após um cadastro prévio.
Em comunicado oficial, a Anvisa esclareceu que não comercializa nenhum tipo de medicamento e tampouco atua como intermediária em sua venda. A ressalta que os anúncios fraudulentos chegam a simular o oficial da Anvisa, utilizando um domínio falso.
A Anvisa orienta que a compra de medicamentos seja realizada exclusivamente em farmácias e drogarias devidamente regularizadas. A reforça a importância de denunciar publicações suspeitas e evitar clicar em links relacionados a essas ofertas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


