PUBLICIDADE

Barricadas do CV: Operação prende 15 e mira R$ 217 milhões em bens

Uma nova fase da Operação Contenção resultou na prisão de 15 pessoas nesta terça-feira (18), em ação coordenada contra a expansão territorial do Comando Vermelho. A Polícia Civil do Rio de Janeiro deteve Cosme Rogério Ferreira Dias, identificado como o principal articulador das barricadas erguidas em diversas comunidades. Apesar de se apresentar como empresário do […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Uma nova fase da Operação Contenção resultou na prisão de 15 pessoas nesta terça-feira (18), em ação coordenada contra a expansão territorial do Comando Vermelho. A Polícia Civil do Rio de Janeiro deteve Cosme Rogério Ferreira Dias, identificado como o principal articulador das barricadas erguidas em diversas comunidades.

Apesar de se apresentar como empresário do ramo de reciclagem, as investigações apontam que Cosme Rogério financiava e fornecia materiais para a construção das barreiras que restringem o acesso em áreas dominadas pela facção criminosa.

A operação tem como objetivo cumprir 25 mandados de prisão e de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 217 milhões em bens e valores ligados ao grupo criminoso. As ações estão sendo realizadas em endereços localizados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

As investigações revelaram que os recursos utilizados para a construção e manutenção das barricadas são provenientes da receptação e comercialização ilegal de cobre e outros materiais furtados. Ferros-velhos ligados ao tráfico de drogas foram identificados como centros de lavagem de dinheiro e de apoio operacional, financiando a instalação e reconstrução das barreiras que reforçam o controle territorial das organizações criminosas em comunidades da Zona Norte, Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Justiça determinou o bloqueio total de valores e ativos financeiros vinculados à facção e seus operadores, o sequestro de imóveis de luxo e veículos de alto padrão pertencentes ao núcleo financeiro, a interdição de oito ferros-velhos e o afastamento compulsório de sócios e responsáveis legais.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE