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Batalha de Poesia Agita Escolas do Rio: Jovens Explorando a Expressão Artística

Escola Municipal na zona oeste do Rio de Janeiro se prepara para receber o projeto “Poéticas na Escola – Slam”, que visa levar a arte da poesia falada, com forte viés crítico social, para dentro da sala de aula. A partir desta quarta-feira (8), a Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, localizada no bairro de Santa […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Escola Municipal na zona oeste do Rio de Janeiro se prepara para receber o projeto “Poéticas na Escola – Slam”, que visa levar a arte da poesia falada, com forte viés crítico social, para dentro da sala de aula. A partir desta quarta-feira (8), a Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, localizada no bairro de Santa Cruz, dará início a dez oficinas destinadas a alunos de 12 a 14 anos. O “slam”, termo de origem inglesa que significa batida ou impacto, é uma forma de expressão que dispensa recursos musicais e figurino, focando na força da palavra.

Até meados de novembro, os estudantes participarão ativamente das atividades. A iniciativa já beneficiou mais de 2.770 jovens em 13 escolas do município e da região metropolitana do Rio de Janeiro, com o objetivo central de fomentar o desenvolvimento da literatura e da expressão poética entre os alunos.

A organização Alkebulan Arte & Cultura lidera o projeto, contando com o apoio de instituições públicas como o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Felipe Calarco, coordenador do projeto, enfatiza o impacto positivo da experiência no interesse dos estudantes pela leitura. Ele observa que muitos jovens, antes retraídos, ganham confiança para se expressar com mais segurança, tanto oralmente quanto por escrito. A poesia se torna, para alguns, um meio de lidar com emoções e dar sentido às suas vivências. Há relatos de alunos que, motivados pelo projeto, demonstram maior interesse por leitura, buscam referências literárias e até escrevem de forma espontânea, mesmo fora do contexto das oficinas.

Calarco ressalta a dificuldade de conciliar o projeto com a rotina escolar já estabelecida e a carência de recursos financeiros para uma melhor estruturação do “Poéticas na Escola”. Na escola Emilinha Borba, as oficinas serão realizadas no contraturno.

O conceito de batalhas de poesia em escolas surgiu em Chicago, nos anos 1980, e encontrou no Brasil, especialmente entre jovens das periferias, um terreno fértil para a expressão e a resistência. O país possui um circuito de competições em âmbito nacional.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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