O Partido Liberal (PL) suspendeu o salário e as atividades de Jair Bolsonaro, ex-presidente da República e presidente de honra da legenda. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (27). Bolsonaro recebia uma remuneração de R$ 39.293 do partido.
A suspensão salarial e de atividades ocorre em decorrência da condenação imposta a Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a subsequente suspensão de seus direitos políticos. O PL emitiu uma nota explicando a medida: “Infelizmente, por decorrência da lei e em razão da suspensão dos direitos políticos do nosso presidente de honra, Jair Bolsonaro, as respectivas atividades partidárias de nosso líder estarão igualmente suspensas, inclusive a sua remuneração, enquanto perdurarem os efeitos do acórdão condenatório.”
Bolsonaro se filiou ao PL em 2021, após deixar o PSL, partido que já não existe mais.
A condenação de Bolsonaro pelo STF totaliza 27 anos e três meses de prisão. A Corte o considerou culpado por diversos crimes, incluindo liderar uma organização criminosa, tentar abolir o Estado democrático de direito de forma violenta, promover um golpe de Estado, causar danos ao patrimônio da União e deteriorar bens tombados.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


