PUBLICIDADE

Brasil Lança Plano Nacional Para Impulsionar o Aprendizado da Matemática

O governo federal instituiu o Compromisso Nacional Toda Matemática, com o objetivo de assegurar o direito à aprendizagem em matemática para todos os estudantes da educação básica. A iniciativa será implementada por meio de ações colaborativas com estados, municípios e o Distrito Federal. Em vídeo divulgado, o presidente da República enfatizou a importância de investir […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O governo federal instituiu o Compromisso Nacional Toda Matemática, com o objetivo de assegurar o direito à aprendizagem em matemática para todos os estudantes da educação básica. A iniciativa será implementada por meio de ações colaborativas com estados, municípios e o Distrito Federal.

Em vídeo divulgado, o presidente da República enfatizou a importância de investir em inteligência e conhecimento para impulsionar o desenvolvimento do país, transformando-o em exportador de tecnologia em vez de apenas commodities. Ele ressaltou a necessidade de criar um ambiente escolar acolhedor, com boa alimentação e professores qualificados, para despertar o interesse dos alunos pelos estudos.

O Ministério da Educação (MEC) coordenará a formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ensino da matemática. As ações serão estruturadas em cinco eixos principais: governança e gestão; formação de profissionais da educação; orientação curricular; avaliação da aprendizagem; e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.

O ministro da Educação destacou a importância da formação de professores e a criação de ferramentas digitais para auxiliar na avaliação dos alunos e no planejamento de estratégias de ensino. Ele também anunciou que serão reconhecidas as redes de educação que se destacarem na obtenção de bons resultados na área da matemática.

A adesão ao Compromisso Nacional Toda Matemática é voluntária e poderá ser feita de forma integral ou parcial pelas redes estaduais, distrital e municipais de educação, abrangendo políticas, programas e ações de acordo com suas necessidades específicas. O decreto que institui o programa também ressalta o direito à aprendizagem da matemática para populações específicas, como jovens, adultos e idosos, quilombolas, indígenas, camponeses e pessoas que compõem o público-alvo da educação especial e da educação bilíngue de surdos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE