O atacante Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, foi eleito o melhor jogador do mundo e recebeu a prestigiosa Bola de Ouro da France Football na temporada 2024/25. A cerimônia consagrou o desempenho do atleta, que superou o jovem talento Lamine Yamal, do Barcelona, para levantar o cobiçado troféu entregue por Ronaldinho Gaúcho.
A disputa pelo prêmio também contou com outros brasileiros de destaque. Raphinha, do Barcelona, era um forte concorrente, mas terminou na quinta posição. Vinicius Jr., outro representante do Brasil, alcançou o 16º lugar na votação.
No futebol feminino, a espanhola Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona, sagrou-se vencedora da Bola de Ouro pelo terceiro ano consecutivo, consolidando seu domínio na categoria. O Brasil também teve representantes entre as indicadas, com Marta conquistando a 12ª posição e Amanda Gutierres ficando em 21º lugar.
Além dos principais prêmios individuais, a cerimônia também premiou os melhores em outras categorias. O PSG foi eleito o clube do ano no masculino, enquanto o Arsenal levou o prêmio no feminino. O Prêmio Sócrates foi concedido à Xana Foundation.
No quesito artilharia, o Troféu Gerd Müller premiou Ewa Pajor (Polônia/Barcelona) e Viktor Gyökeres (Suécia/Arsenal). Os melhores goleiros foram homenageados com o Troféu Yashin, com Hannah Hampton (Inglaterra/Chelsea) e Gianluigi Donnarumma (Itália/PSG) sendo os vencedores.
Luis Enrique, do PSG, foi eleito o técnico do ano, enquanto Sarina Wiegman, da seleção da Inglaterra, recebeu o prêmio de técnica do ano. O Prêmio Kopa, que reconhece os melhores jogadores sub-21, foi para Lamine Yamal (Barcelona) e Vicky Lopez (Barcelona).
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


