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Domínio da Matemática: Ferramenta Essencial de Poder e Cidadania, Alerta Diretor do IMPA

O conhecimento matemático transcende a mera aplicação em cálculos, transformando-se em um instrumento de poder na sociedade contemporânea. A avaliação é do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, que ressalta a importância da democratização do ensino da matemática como um imperativo de justiça e cidadania, especialmente diante da crescente influência […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O conhecimento matemático transcende a mera aplicação em cálculos, transformando-se em um instrumento de poder na sociedade contemporânea. A avaliação é do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, que ressalta a importância da democratização do ensino da matemática como um imperativo de justiça e cidadania, especialmente diante da crescente influência da inteligência artificial e dos algoritmos no cotidiano.

“Antes, a matemática já estava em tudo, agora ela está também no modo como as nossas vidas são guiadas”, enfatiza Viana. Ele exemplifica com a análise de crédito, onde a decisão é frequentemente tomada por inteligências artificiais baseadas em modelos matemáticos. A falta de conhecimento nessa área, segundo ele, deixa o indivíduo à mercê daqueles que detêm esse domínio.

Viana ilustra o impacto da matemática com o documentário “Counted Out”, que explora como o conhecimento matemático se traduz em poder, enquanto a sua ausência pode levar à exploração e manipulação. O filme apresenta o caso de um prisioneiro americano que teve a liberdade condicional negada por um algoritmo, e que, ao entender o funcionamento do mesmo, conseguiu provar seus vieses e preconceitos, levando as autoridades a suspenderem o uso do sistema.

O diretor do IMPA destaca o potencial da matemática como geradora de riqueza. Um estudo de 2024 apontou que profissões que utilizam matemática correspondem a 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, um montante de R$ 450 bilhões. Comparativamente, países desenvolvidos alcançam entre 15% e 18%. Viana defende que aumentar essa participação para os níveis de países como a França poderia adicionar mais de R$ 1 trilhão ao PIB brasileiro anualmente. Para isso, ele defende a necessidade de incentivar o interesse dos jovens pela matemática e capacitá-los a usar essa ferramenta para resolver problemas e promover o desenvolvimento em diversos setores da economia, desde o agronegócio até o mercado financeiro e a saúde.

Viana também aborda os desafios enfrentados pelo Brasil na área da educação, como a desigualdade e a falta de valorização dos professores. Ele aponta que a formação inadequada e a ausência de perspectivas de carreira desestimulam os profissionais, impactando a qualidade do ensino.

Paralelamente ao seu trabalho de divulgação científica, Viana lançou o livro “A Descoberta dos Números”, com o objetivo de popularizar a matemática e incentivar o interesse dos jovens pela área. A obra explora a história dos números e sua importância para a humanidade, desde os primórdios da civilização até os dias atuais.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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