A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu, cidade no centro-sul do Paraná, neste fim de semana. A decisão, anunciada neste sábado (8) pela Secretaria de Educação do estado, se deve aos estragos severos causados por um tornado que atingiu o município na noite anterior.
A medida segue o protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para situações climáticas extremas. A primeira etapa do exame está marcada para domingo (9) em todo o país, com a segunda fase agendada para o dia 16 de novembro.
Rio Bonito do Iguaçu, localizada a cerca de 400km de Curitiba e com uma população de 14 mil habitantes, teve grande parte de sua área urbana danificada. As duas escolas estaduais da cidade, que seriam locais de prova, tiveram suas estruturas comprometidas e estão passando por avaliação técnica. De acordo com a Defesa Civil, até 90% da infraestrutura urbana do município foi afetada.
O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, informou que já conversou com o presidente do Inep, Manuel Palácios, que se mostrou disposto a auxiliar os estudantes e a organizar uma nova data para a realização do exame na cidade.
Até o momento, não há informações sobre a suspensão do Enem em outros municípios do Paraná que também foram atingidos por eventos climáticos, como Guarapuava. No estado, 195.870 candidatos tiveram suas inscrições confirmadas para o exame.
O edital do Enem assegura aos participantes que forem impedidos de realizar a prova devido a problemas climáticos ou de infraestrutura o direito de solicitar a reaplicação do exame.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


