Menos da metade das escolas públicas brasileiras possui ligação com a rede pública de esgoto, revelando uma grave desigualdade na infraestrutura educacional do país. Um levantamento recente aponta disparidades regionais no acesso a itens básicos como água potável, energia elétrica, coleta de lixo, banheiros e cozinhas nas instituições de ensino.
Embora 95% das escolas públicas possuam infraestrutura básica, o acesso à rede de esgoto e à coleta de lixo são os pontos mais críticos. Apenas 48,2% das escolas estão conectadas à rede de esgoto, e mais de 20% não têm coleta de lixo.
As diferenças regionais são alarmantes. Enquanto no Sudeste 84,7% das escolas públicas têm acesso à rede de esgoto, no Norte esse número cai para 9,3% e no Nordeste, para 30,8%. O Sul se destaca com 97,2% das escolas com coleta de lixo, enquanto no Norte mais da metade das escolas (54%) carecem desse serviço.
A falta de infraestrutura básica impacta diretamente o aprendizado dos estudantes. A ausência de água potável e saneamento afeta as condições de higiene e saúde, prejudicando o desempenho escolar. A falta de energia elétrica também dificulta o uso de tecnologias e recursos pedagógicos.
O levantamento também revela desigualdades na distribuição de equipamentos para o ensino. Bibliotecas e salas de leitura são mais comuns em escolas de ensino fundamental II e ensino médio do que nas de ensino fundamental I. Laboratórios de informática e ciências também são mais frequentes nas etapas mais avançadas da educação básica.
Na educação infantil, a situação é preocupante. Apenas 41% das escolas públicas têm parque e 35,3% contam com área verde. No Norte, apenas 11,5% das escolas infantis têm parque, enquanto no Sul esse número chega a 87,4%.
O acesso à internet é outro ponto crítico. Embora 95,4% das escolas públicas tenham acesso à rede, apenas 44,5% possuem conexão adequada para uso pedagógico em sala de aula.
Apesar dos avanços no acesso à educação, a qualidade do aprendizado ainda é um desafio. Apenas 4,5% dos alunos da 3ª série do ensino médio público têm aprendizado adequado em matemática e português.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


