O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu as diretrizes e o calendário para o preenchimento das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em faculdades privadas. A publicação oficial ocorreu nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU).
Instituições privadas de ensino superior deverão informar os cursos de graduação com vagas não preenchidas, referentes ao segundo semestre de 2025, no período de 1º de outubro até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 8 de outubro. As faculdades devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), especificamente o módulo FiesOferta, para detalhar quais cursos e quantas vagas remanescentes estarão disponíveis. A comunicação deverá ser acompanhada do termo de participação emitido pela instituição.
As regras gerais para participação no Fies exigem que a instituição tenha uma adesão válida ao programa, e que os cursos ofertados possuam avaliação positiva do MEC. O prazo para eventuais correções por parte das instituições de ensino participantes será de 9 a 14 de outubro.
O MEC informa que a partir de 14 de outubro, um novo edital será publicado, detalhando as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes no processo seletivo para ocupação das vagas remanescentes do segundo semestre deste ano. Apenas universitários com possibilidade de atingir a frequência mínima exigida para o segundo semestre poderão se candidatar às vagas remanescentes do Fies.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


