PUBLICIDADE

Financiamento Oceânico Urgente: COP30 Alerta para Perdas Bilionárias

A Enviada Especial da presidência da COP30 para Oceanos, Marinez Scherer, defendeu um aumento significativo no financiamento destinado à proteção dos oceanos, apelando a países e organizações privadas para um maior comprometimento financeiro. Durante a abertura da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém, Scherer […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

A Enviada Especial da presidência da COP30 para Oceanos, Marinez Scherer, defendeu um aumento significativo no financiamento destinado à proteção dos oceanos, apelando a países e organizações privadas para um maior comprometimento financeiro.

Durante a abertura da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém, Scherer enfatizou a importância crucial dos oceanos no combate ao aquecimento global. Ela instou líderes globais a investir mais nos oceanos, incentivando a valorização da importância dos mesmos pela sociedade global.

“A economia dos oceanos chega a quase US$ 4 trilhões anualmente. Se nos mantivermos no nosso caminho atual, as regiões litorâneas arriscam perder até 20% do PIB até o final do século. Isso não é um problema de amanhã, é um perigo de hoje”, alertou a especialista.

Scherer destacou que menos de 1% do financiamento climático é direcionado a soluções oceânicas, ressaltando a necessidade urgente de alterar essa realidade.

A escolha de Belém como sede da COP30 foi considerada estratégica por Scherer, por possibilitar o encontro da Floresta Amazônica com o Oceano Atlântico, dois sistemas essenciais na regulação do clima global.

“O oceano cobre 70% do nosso planeta e é o coração pujante desse sistema climático. Ele produz mais da metade do nosso oxigênio e absorve 90% do calor excedente das nossas emissões”, lembrou Scherer.

A especialista ressaltou ainda que os oceanos alimentam, protegem, impulsionam a economia e sustentam culturas e identidades. “Ignorar esse serviço significa comprometer o nosso futuro. E, seja no litoral, em uma fazenda, em um centro urbano, somos todos conectados ao oceano. Tudo depende dele”, concluiu Scherer.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE