O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado final da seleção de professores de medicina para a elaboração de questões que farão parte do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). O objetivo é compor provas para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Para participar da seleção, os candidatos deveriam ter diploma de graduação em medicina, emitido por instituição de ensino superior credenciada, comprovação de atuação como docentes em cursos de medicina, e título de especialização em áreas como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental.
Os docentes selecionados serão convocados individualmente, através do endereço de e-mail informado no momento da inscrição, para participar de uma etapa de capacitação. Este e-mail contém instruções de acesso, datas e informações sobre a plataforma utilizada para a formação. Os profissionais contribuirão na elaboração de itens nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade/saúde coletiva, pediatria e saúde mental.
A capacitação é a primeira etapa de preparação técnica dos profissionais que irão elaborar as questões para as avaliações de formação médica. Durante essa fase, os participantes receberão orientações sobre método, diretrizes de construção de itens e padrões de qualidade exigidos nos exames. A presença em todas as etapas da capacitação é indispensável para que o docente avance para a oficina de elaboração de itens. A recusa da área atribuída, o não cumprimento das orientações ou a ausência injustificada podem levar à exclusão do docente do processo.
Os editais de convocação para capacitação, organizados por área médica, estão disponíveis no do Inep, na página do Banco Nacional de Itens da Educação Superior. Os editais contêm a classificação dos docentes identificados pelo CPF e a respectiva pontuação final, além da justificativa para os candidatos reprovados.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


