Começam nesta quinta-feira, dia 23, as inscrições para o processo seletivo de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2025. Candidatos interessados deverão realizar suas inscrições exclusivamente através do Único de Acesso ao Ensino Superior, plataforma online do Ministério da Educação (MEC).
O prazo para inscrição se estende até as 23h59 do dia 30 de outubro, seguindo o horário oficial de Brasília. O edital com todas as regras e informações detalhadas do processo seletivo foi divulgado pelo MEC no dia 15 de outubro.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 4 de novembro. Os candidatos pré-selecionados deverão, nos dias 5 e 6 de novembro, comparecer à instituição de ensino superior para a qual se candidataram e realizar a validação das informações fornecidas no ato da inscrição.
O Fies adota um sistema de chamada única, complementado por uma lista de espera. Estudantes que não forem pré-selecionados na primeira chamada serão automaticamente incluídos na lista de espera, sendo convocados para ocupar vagas não preenchidas, seguindo a ordem de classificação. A pré-seleção dos candidatos na lista de espera ocorrerá entre os dias 13 e 28 de novembro.
Para se candidatar ao Fies, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a prova de redação e não ter participado do exame como treineiro. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).
O programa Fies Social, lançado em 2024, reserva 50% das vagas para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759). Esta modalidade permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais e reserva cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A seleção dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. Candidatos que não concluíram o ensino superior ou que não foram beneficiados pelo financiamento estudantil terão prioridade.
Não será concedido novo financiamento a candidatos que não tenham quitado financiamentos anteriores pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional, ou que se encontrem em período de utilização do financiamento.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


