O tenista João Fonseca ascendeu à 28ª posição no ranking mundial após uma vitória marcante sobre o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, conquistando o título do ATP 500 da Basileia no último domingo (26). A conquista insere o atleta de 19 anos em um grupo seleto de apenas nove brasileiros, entre homens e mulheres, que já alcançaram o top-30 em simples no tênis.
No início deste ano, Fonseca ocupava a 145ª posição no ranking ATP, sendo considerado uma promessa do esporte. Sua ascensão surpreendeu a comunidade tenística, galgando mais de 100 posições em um período de apenas dez meses. Com os 500 pontos obtidos na Basileia, sua pontuação totaliza agora 1.615.
Inicialmente, o objetivo do tenista brasileiro era alcançar o top-40 mundial até o final de 2025. No entanto, com apenas duas semanas restantes para o encerramento da temporada, João Fonseca superou as expectativas. A partir desta segunda-feira (27), ele participa do Master 1.000 de Paris, estreando contra o canadense Denis Shapovalov. O horário da partida ainda não foi divulgado.
Na lista dos melhores tenistas brasileiros da história, tanto da ATP quanto da WTA, Fonseca saltou da 12ª posição para o sexto lugar, impulsionado pelo seu novo ranking de número 28. Esse feito o coloca à frente de Maria Esther Bueno, que alcançou o posto de número 1 do mundo na década de 1960 e figura como 29ª na lista dos melhores rankings profissionais.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br
				

								
