A Comissão Mista de Orçamento agendou para esta quarta-feira, às 14h, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O texto da LDO define as diretrizes para a aplicação dos recursos do Governo Federal no orçamento do próximo ano. Caso o cronograma seja mantido, espera-se que o Congresso Nacional analise o documento ainda nesta quarta, abrindo caminho para a elaboração da Lei Orçamentária Anual.
A aprovação da LDO, que tradicionalmente ocorre até julho, sofreu diversos adiamentos devido à falta de acordo entre os parlamentares. Um dos pontos de discórdia é a previsão de que o governo realize o pagamento das emendas parlamentares até o início de julho do ano seguinte, um calendário que enfrenta resistência por parte do Palácio do Planalto, que alega dificultar o planejamento governamental.
Em declarações, o senador Izalci Lucas (PL-DF), relator da LDO, informou que a votação do orçamento de 2026 está prevista para ocorrer antes do dia 23 de dezembro, ou seja, antes do início do recesso parlamentar.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


