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MICBR: Artistas e Artesãos Recebem Mentoria para Impulsionar Negócios Criativos

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) oferece um programa de mentoria altamente procurado. De uma extensa lista de mais de 400 inscritos, 14 mentores foram selecionados, representando cada segmento da economia criativa presente no evento, incluindo dança, artes plásticas, música e audiovisual. O MICBR, que teve início na última quarta-feira (3) e se […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) oferece um programa de mentoria altamente procurado. De uma extensa lista de mais de 400 inscritos, 14 mentores foram selecionados, representando cada segmento da economia criativa presente no evento, incluindo dança, artes plásticas, música e audiovisual. O MICBR, que teve início na última quarta-feira (3) e se estende até domingo (7), acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Segundo Micaela Neiva, consultora sênior de Inteligência de Mercado do MICBR, cada mentor selecionado irá orientar 15 participantes de seu respectivo segmento até sábado (6). “São profissionais renomados que dedicam atendimento exclusivo aos empreendedores e empresários criativos”, afirma Neiva, ressaltando que os próprios mentores escolheram os empreendedores que gostariam de orientar, em sessões individualizadas de 30 minutos.

Josefa Marques Nazaré, artesã da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, de Carapó, Mato Grosso do Sul, que trabalha com tingimento natural de lã de ovelha, participou da mentoria na área de artesanato. Ela conta que também participou da rodada de negócios pela manhã, com resultados promissores: “Foi muito bom, ficamos bem conversados, com duas interessadas na parceria”. Sobre a mentoria, elogiou as novas ideias que recebeu.

Sua mentora, Nina Coimbra, designer e curadora de artesanato, orientou Josefa a focar em seu trabalho específico com tingimento natural, separando o serviço do produto na apresentação. “Eu falei pra ela não misturar as coisas na apresentação, ter o serviço separado do produto, pra conseguir contar a história dela no produto, diferente do serviço”.

Nina Coimbra acredita que iniciativas como o MICBR consolidam-se como política pública, contribuindo para a profissionalização do setor cultural. “É um evento único, de trocas não só em cada setor, mas entre diferentes expressões culturais e cria a possibilidade de diálogo para além do que está acontecendo aqui. A cultura também produz economia em vários setores e um encontro como esses é uma prova disso”.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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