Usuários do sistema de pagamentos instantâneo Pix ganham, a partir de hoje, uma nova ferramenta para contestar transações financeiras consideradas suspeitas. O mecanismo inovador permite que, após a contestação, a informação seja imediatamente transmitida à instituição financeira do destinatário, que deverá bloquear os fundos na conta, caso ainda estejam disponíveis.
Após o bloqueio preventivo, as instituições financeiras têm um prazo de até sete dias para conduzir uma análise detalhada da contestação apresentada. Se a análise confirmar a ocorrência de um golpe ou fraude, a devolução dos valores à vítima será realizada diretamente em sua conta, em um período de até onze dias.
É importante ressaltar que o novo sistema de contestação não se aplica a situações de desacordos comerciais, arrependimento de compras ou erros no envio de Pix, como a digitação incorreta da chave de destino. Essa medida integra um conjunto de ações implementadas pelo Banco Central, com o objetivo de aprimorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, oferecendo maior segurança e proteção aos usuários do sistema. O MED já permitia o bloqueio e a devolução em casos de fraude ou falha operacional, mas o novo “botão de contestação” promete agilizar o processo e aumentar as chances de recuperação dos valores.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


