A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira, uma operação para desmantelar um grupo criminoso acusado de extorquir empresas do setor industrial que operam nas proximidades da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. A operação, denominada Refinaria Livre, resultou na prisão de três homens, segundo o último balanço divulgado.
A ação policial mobilizou agentes das Delegacias de Repressão a Entorpecentes da Capital e da Baixada, bem como da Delegacia de Campos Elíseos, na mesma região. As investigações apontam que o esquema era liderado pelo narcotraficante Joab da Conceição Silva e contava com a participação fundamental de um indivíduo conhecido como Pastor Cláudio, que também foi preso.
O Pastor Cláudio, identificado como líder comunitário pelas empresas, atuava como intermediário das ações do tráfico. De acordo com as investigações, ele era responsável por transmitir as exigências dos criminosos aos empresários, acompanhadas de ameaças de represálias violentas caso os pagamentos mensais não fossem efetuados.
O esquema criminoso também envolvia a infiltração de pessoas nas empresas para manipular os processos de contratação. Os membros do grupo impunham a admissão de funcionários sem qualificação, mas com ligações com o tráfico de drogas.
Além de coordenar as extorsões, o narcotraficante Joab da Conceição Silva é apontado como o mandante do ataque à Delegacia de Polícia Civil de Campos Elíseos, ocorrido em fevereiro.
O Pastor Cláudio já havia sido preso no início do mês, sob acusação de envolvimento no transporte de armas, explosivos, dinheiro e munições, e desde então era monitorado pelas autoridades policiais. Na ocasião, ele confessou ter participado de ações para interromper serviços na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, sob o pretexto de atender a um suposto movimento grevista organizado por sindicatos alinhados ao grupo criminoso. A operação policial continua em andamento, com o objetivo de identificar e prender outros indivíduos envolvidos no esquema.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


