O ministro Alexandre de Moraes, responsável pela ADPF Favelas, estará no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 3 de novembro, para uma série de audiências presenciais com autoridades do estado. A agenda do ministro inclui encontros com o Governador do Rio de Janeiro, o Secretário de Saúde Pública, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado-Geral da Polícia Civil e o Diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica, a partir das 11h.
Na sequência, às 13h30, Moraes se reunirá com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Às 15h, está agendada uma audiência com o Procurador-Geral de Justiça do Rio, seguida de um encontro com o Defensor Público Geral às 16h30.
Além das audiências, o ministro determinou que o governo estadual apresente informações detalhadas sobre o cumprimento de decisões judiciais durante a recente operação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade.
O governo deverá fornecer um relatório completo sobre a ação, especificando o número de agentes envolvidos, a identificação das forças de segurança que participaram da operação e os tipos de armamentos utilizados. O documento também deverá apresentar dados oficiais sobre o número de mortos, feridos e detidos durante a operação.
O relatório exigido pelo ministro Moraes deverá detalhar as medidas tomadas antes, durante e após a megaoperação. Deverá constar a justificativa formal para a realização da operação, as medidas de responsabilização em caso de eventuais abusos ou violações de direitos, e as providências adotadas para prestar assistência às vítimas e seus familiares.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


