PUBLICIDADE

Rio Sem Ajuda Federal? Ministro Nega Pedido Após Megaoperação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira que o governo federal não recebeu nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, para auxiliar na megaoperação contra o Comando Vermelho, que resultou em mais de 60 mortes na capital fluminense. “Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de […]

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira que o governo federal não recebeu nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, para auxiliar na megaoperação contra o Comando Vermelho, que resultou em mais de 60 mortes na capital fluminense.

“Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça e Segurança Pública, para esta operação, nem ontem, nem hoje, absolutamente nada”, declarou Lewandowski.

A declaração foi feita durante uma cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, onde o ministro recebeu o título de Cidadão Cearense. Ele expressou solidariedade às famílias dos policiais e civis mortos na operação.

“Lamentavelmente morreram agentes de segurança pública. E pior ainda, pessoas comuns, pessoas inocentes, é de se lamentar isto. Agora, eu queria enfatizar que o combate à criminalidade, seja ela comum, seja ela organizada, se faz com planejamento, com inteligência, com coordenação das forças”, ponderou o ministro.

Lewandowski ressaltou que a responsabilidade constitucional pela segurança pública nos estados é dos governadores, e que o apoio federal com veículos blindados exigiria a decretação de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem). “A GLO é uma operação complexa, está prevista na Constituição Federal […]. E um dos requisitos, ou uma das pré-condições, é que os governadores reconheçam a falência dos órgãos de segurança nacional e transfiram, então, as operações de segurança para o governo federal, mais especificamente para as Forças Armadas”, explicou.

O ministro defendeu que o governo federal tem cumprido seu papel com a apresentação da PEC da Segurança Pública, em tramitação no Congresso, e o Projeto de Lei Anti-Facção.

O Ministério da Justiça informou que, desde 2023, atua no Rio de Janeiro por meio da Força Nacional de Segurança Pública, atendendo aos pedidos do governo estadual. A Polícia Federal realizou mais de 178 operações no estado em 2025, resultando em mais de 200 prisões.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE