O jornalista Leonardo Sakamoto é o convidado do programa DR com Demori, nesta terça-feira, onde discute a conjuntura política atual do Brasil. A atração será exibida às 23h na Brasil.
Sakamoto, comentarista do UOL, aborda temas como a PEC da Blindagem, as futuras eleições, o trabalho escravo e os ataques a profissionais da imprensa. Durante a entrevista, ele analisa o cenário político, destacando a concentração de poder no Congresso Nacional devido ao controle do orçamento.
“O poder está com eles, porque foram aumentando a quantidade de recursos que geram dentro do Congresso Nacional, a quantidade de emendas que são repassadas (…), e quem detém o orçamento tem o poder da nação”, afirma Sakamoto.
Ele defende a necessidade de renovação no campo democrático, buscando novas lideranças tanto na esquerda quanto na direita.
O jornalista também compartilha sua experiência na divulgação e combate ao trabalho análogo à escravidão, relatando casos que testemunhou. “Hoje, é muito mais pela via econômica do que pelos grilhões. As pessoas não são acorrentadas pelo ferro, mas pela dívida, pela falta de dinheiro, pelas cobranças abusivas e pelos alojamentos horríveis, sem condições sanitárias”, explica.
Sakamoto enfatiza as dificuldades no reconhecimento de situações de escravidão contemporâneas. “Participei de mais de 12 resgates ao longo dos anos e, em muitos casos, a pessoa que está sendo resgatada fala: ‘Não sou escravo, não sou negro’”, relembra.
Para o jornalista, combater o trabalho escravo transcende ideologias. “Isso transcende ideologias. É preciso ser, basicamente, humano, porque essa situação é um dos piores crimes contra a humanidade”, alerta.
Após a exibição na Brasil, o programa DR com Demori estará disponível no Youtube e no aplicativo Brasil Play. A transmissão simultânea em áudio ocorre na MEC, e as entrevistas são disponibilizadas em formato de podcast no Spotify.
O programa DR com Demori tem como característica trazer personalidades para debates aprofundados. Já participaram nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; a deputada federal Erika Hilton; o ex-ministro José Dirceu, o ator Caio Blat, a cantora Zélia Duncan; e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters.
O programa vai ao ar nesta terça-feira, às 23h, na Brasil e MEC, com reprise na quarta-feira, às 4h30, na Brasil.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


