O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que se sente “obrigado” a processar a British Broadcasting Corporation (BBC), uma das maiores emissoras do Reino Unido. A ação legal estaria relacionada a uma edição considerada tendenciosa de um discurso proferido por Trump.
Trump justificou a possível batalha judicial afirmando que “não se pode permitir que pessoas façam isso”, referindo-se à edição do discurso. Ele também acusou a britânica de ter “enganado” a audiência. A BBC admitiu o erro na exibição do discurso de Trump, ocorrido em 2021. A edição controversa consistiu na junção de trechos originalmente separados por quase uma hora.
A versão transmitida pela BBC mostrava Trump declarando: “Vamos caminhar até o Capitólio… e eu estarei lá com vocês. E lutaremos. Lutaremos como se não houvesse amanhã”. Logo após essa declaração, o Capitólio foi invadido.
Na versão original, no entanto, Trump estaria convocando seus apoiadores a “aplaudir senadores”. A expectativa é que o ex-presidente americano solicite uma compensação de 1 bilhão de dólares. Dois diretores da BBC renunciaram a seus cargos em decorrência da crise, mas a ainda não se manifestou sobre a possibilidade de indenizar Trump.
Fonte: bandnewstv.uol.com.br


