O estado do Rio de Janeiro projeta um ano histórico para o turismo, com a expectativa de receber 2 milhões de visitantes estrangeiros até o final de 2024. A previsão foi divulgada pelo secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.
Em 2023, o estado fluminense já havia registrado um número expressivo, com mais de 1,5 milhão de turistas internacionais. Até setembro deste ano, a marca de 1,6 milhão já foi ultrapassada.
O anúncio foi feito durante o lançamento da cartilha “Divirta-se com Segurança”, uma iniciativa para orientar turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, sobre práticas de segurança durante a estadia no estado. O material informativo, disponível em português, inglês e espanhol, aborda temas como cuidados pessoais, segurança no transporte, utilização de aplicativos de relacionamento, como agir em situações de emergência e fornece contatos úteis.
A cartilha será distribuída em pontos estratégicos, como aeroportos, rodoviárias, hotéis, quiosques da Orla Rio, atrações turísticas e eventos. Uma versão digital também estará acessível nas redes sociais da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e da TurisRio.
O secretário da Polícia Civil, Felipe Cury, enfatizou a importância da prevenção e conscientização para evitar ocorrências criminais. Ele destacou o trabalho da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) no combate a crimes contra turistas, como o “Boa Noite, Cinderela”, e ressaltou que a maioria das ocorrências registradas envolve furtos, como o de celulares, sem o uso de violência.
A delegada titular da Deat, Patrícia Alemany, reforçou que a cartilha visa aprimorar a comunicação, promover o trabalho em rede e ampliar o alcance das informações, unindo os esforços da Secretaria de Turismo e da Polícia Civil na conscientização e prevenção de crimes.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


