PUBLICIDADE

Vieira em Washington: Tarifaço e Sanções em Pauta com Rubio

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Washington desde segunda-feira (13), buscando avanços nas negociações sobre as tarifas e sanções impostas a autoridades brasileiras. A expectativa é que ele se encontre com o Secretário de Estado americano, Marco Rubio, até o final desta semana. Uma conversa telefônica de 15 minutos já ocorreu entre […]

Redação BandNews

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Washington desde segunda-feira (13), buscando avanços nas negociações sobre as tarifas e sanções impostas a autoridades brasileiras. A expectativa é que ele se encontre com o Secretário de Estado americano, Marco Rubio, até o final desta semana.

Uma conversa telefônica de 15 minutos já ocorreu entre Vieira e Rubio na última quinta-feira (9), visando formalizar o diálogo entre os governos e presidentes dos dois países. De acordo com informações, o Secretário de Estado convidou o ministro brasileiro para uma reunião presencial em Washington, com o objetivo de discutir temas prioritários na relação bilateral.

Vieira viajou aos Estados Unidos após acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Roma, Itália, onde participaram de uma agenda que incluiu um encontro com o papa Leão XIV. Em 30 de julho, ele já havia se reunido pessoalmente com Rubio em Washington, no mesmo dia em que os Estados Unidos anunciaram a aplicação da lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Segundo informações, o chanceler brasileiro se prontificou a ir a Washington devido à agenda complexa de Rubio, que inclui o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. O encontro entre os dois ministros servirá como preparação para a reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump. As equipes dos dois países devem trabalhar na elaboração do texto de um acordo comercial, com previsão de assinatura pelos chefes de Estado na Malásia, no dia 31.

Fonte: bandnewstv.uol.com.br

Leia mais

Acesse nosso Perfil

PUBLICIDADE